9 de agosto de 2008

ZX Spectrum


Back in the days o que mandava era o zx spectrum, rivalizando com o atari e ainda antes dos nintendos...
O zx 48k foi o meu primeiro computador, ainda o tenho algures numa arrecadação!
A adrenalina dos jogos tinha um grande "aperitivo", ligados os cabos todos, a cassete (K7) no gravador, o LOAD "" no teclado e PLAY no gravador... começava o som estridente e único do jogo a carregar.
Na televisão iamos acompanhando os longos 5 minutos que demorava em média o load do jogo.
A primeira dose de suspense em curso... o jogo entra ou não?
O jogo entrou... a briga do costume: quem joga primeiro?
Mãos no joystick ou no teclado...here we go!
Lá em casa eramos, geralmente, muitos a jogar e a berrar aos ouvidos de quem joga, e não era a fazer claque mas sim a desorientá-lo para que a nossa vez chegasse mais rápido, cada burrice do jogador era festejado pelos outros, a não ser que alguém estivesse quase a bater algum record!
A nossa Praia dos 80's não era muito diferente no que diz respeito à energia eléctrica, credu na boca pa luz ka bai... ou algum dodon a desligar os cabos!
Estas lembranças maravilhosas agora por causa de um site (zxspectrum games) que um desses agarrados me enviou... há tudo o que nós desejavamos então, os jogos ali à mão e sem ter que esperar tempo nenhum para jogar, maravilha!

Um abraço a todos: Vavs, Kymi, Max, Lupo, Funá, Nary, Tiago, Zefas, La Piovra e Caluca!

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que maravilha de lembrança Peps.

A coisa tinha uma memória RAM de 48K e a que estou a usar para escrever este comentário tem 512.000K de RAM. Não se sonhava ainda com HD e nem disquetes havia (apenas uma mini disquete pouco confiável). Ou entrava na hora ou fazia-se tudo de novo.

Lembro-me agora que meu pai tinha umas revistas, onde vinham códigos de programas (só jogos nos interessava) e eu e o Djassi chegamos a passar um dia a digitar um jogo no computador:

10 NAME ""
20 GOTO 320
30 GOSUB
40 IF 80 THEN 120

Depois de pronto tínhamos apenas a opção de joga-lo até quando o desligássemos (por vontade ou não) e depois perder o código do jogo por não ter como guarda-lo.

Era um sofrimento grande, mas a satisfação de jogar era muito maior.

Guerra das malvinas, Comando, Rambo, Pac Man, (Tudo em 2D)

Valeu Peps

Anónimo disse...

Nice... Eu gosto deste site. E, para jogar, este é o meu favorito.

Pepê Ramos disse...

Valeu Sams!
Obrigado ao anónimo pelos links!