17 de maio de 2008

Maio.Doc

t u b :-)
-----------

Cabo Verde
Mais de 30 documentários na Praia e Mindelo pela mão do Centro Cultural Português
2008-05-16, 17h39

Cidade da Praia, 16 Mai (Lusa) - Mais de 30 documentários de realizadores portugueses, angolanos, guineenses e cabo-verdianos serão exibidos entre 21 de Maio e 09 de Junho, na Cidade da Praia e no Mindelo, numa iniciativa do Centro Cultural Português da capital cabo-verdiana.

Intitulada "Maio.Doc", a iniciativa de três semanas compreende a apresentação dos documentários todas as quartas, quintas e sextas-feiras ao fim da tarde, na Cidade da Praia e no Mindelo.

O Instituto Camões/Centro Cultural Português dividiu os vários documentários em grupos, sendo o primeiro, "A Vida em 5 Minutos", um conjunto de 10 obras de realizadores portugueses, produzidas no âmbito de cursos de realização promovidos pela Fundação Gulbenkian.

Na secção "Crónicas e Memórias", os cabo-verdianos poderão ver "A Dama de Chandor" (prémio Melhor Documentário dos Encontros da Malaposta), "Fleurette" (grande prémio de Les Écrans Documentaires) e "A Conversa dos Outros", dos portugueses Sérgio Treafaut, Catarina Mourão e Constantino Martins.

Do mesmo grupo fazem ainda parte "Rua Banana" do cabo-verdiano Mário Benvindo Cabral, "Lx Extravanga", da angolana Ossanda Liber, e "Bissau d'Isabel", do guineense Sana N'Hada.

No grupo "Fusões" apresentam-se documentários que têm como tema central a música, como "Margem Atlântica" (de Ariel de Bigault) ou "Morabeza" (de Constantino Martins), e no "Making of", obras centradas na visão dos realizadores sobre eventos que ocorreram noutros contextos.

Com este ciclo, procura-se "ir ao encontro do interesse crescente que este género do cinema vem suscitando entre o público cabo-verdiano", segundo o Centro Cultural.


FP

Fonte: Agência LUSA

Sem comentários: